quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resumo do trabalho sobre Relação Família e Escola

Compreender as implicações da relação entre Família e Escola é essencial para identificar soluções concretas para os problemas que afetam diretamente a sociedade, como o fracasso escolar e o provável abandono dos estudos.
Sendo a Família o primeiro núcleo social do indivíduo, faz sentido que ele contribua de modo efetivo no desenvolvimento de seu rebento, pois é nele que ocorre a identificação do sujeito, criando compartilhamento e auxílio na resolução de seus problemas.
A Escola, enquanto instituição formadora, surge no intento de qualificar formalmente o aluno, a fim de desenvolvê-lo através das técnicas pedagógicas colecionadas no decorrer da História; fazer com que ele entenda o mundo e não somente o reproduza, mas aja sobre ele.
Neste contexto, o papel da Escola é de complemetar a educação que o indivíduo,infere-se, recebe em casa.
Quando esta suposição demonstra caráter falso, as ações da escola são restringidas, pois entende-se a prática educacional (docente e pedagógica) uma das componentes do processo de ensino, onde há de se ressaltar que não somente Escola e Família compõem o corpo de formação do sujeito, mas também todas as outras esferas sociais, como a Igreja, o grupo de vizinhos e amigos, a mídia,etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário