terça-feira, 29 de novembro de 2011

Convido os alunos de Psicologia da Educação para lançamento do livro "Cientistas e Feiticeiros"

O INSTITUTO FLUMINENSE DE SAÚDE MENTAL tem o prazer de convidá-lo para a palestra e o lançamento do livro “CIENTISTAS E FEITICEIROS”, do Dr Claudio Lyra Bastos no dia 30 de novembro de 2011 às 20 horas.Local: Rua Guilherme Briggs 51, S. Domingos, Niterói.Telefones: 26204793 26227628,36041583(fax)...

domingo, 27 de novembro de 2011

Filme " Como estrelas na terra"

Prezados alunos,

Não deixem de assistir o filme "Como estrelas na terra" (está no blog), pois é fantástico. Um comentário crítico sobre o filme poderá acrescentar na sua avaliação.

Um abraço,
Cristina Lúcia

Avaliação do curso de Psicologia da Educação

Prezados Alunos,

Envio o link das questões da avaliação a ser realizada no dia 5 de dezembro. Poderá ser realizada em dupla escolhendo duas questões sem consulta.
A avaliação final constará dos seguitnes itens: participação (presença, resumos, comprovantes de participação na agenda acadêmica da UFF etc...) valor 2, seminários temáticos (trabalho escrito 2 e apresentação 2), avaliação escrita 4.

http://www.4shared.com/file/bkVtojlf/Avaliao_do_curso_de_Psicologia.html

Um abraço,
Boa sorte,
Cristina Lúcia

Evolução do Grafismo e Desenvolvimento

Apresentação do dia 28/11/2011

Link para o arquivo: https://docs.google.com/document/d/1TExyoBsp0Nt8g3xRdrF_jAkV4M2RkZ8CCsulx0Gpl4I/edit

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resumo do trabalho sobre Relação Família e Escola

Compreender as implicações da relação entre Família e Escola é essencial para identificar soluções concretas para os problemas que afetam diretamente a sociedade, como o fracasso escolar e o provável abandono dos estudos.
Sendo a Família o primeiro núcleo social do indivíduo, faz sentido que ele contribua de modo efetivo no desenvolvimento de seu rebento, pois é nele que ocorre a identificação do sujeito, criando compartilhamento e auxílio na resolução de seus problemas.
A Escola, enquanto instituição formadora, surge no intento de qualificar formalmente o aluno, a fim de desenvolvê-lo através das técnicas pedagógicas colecionadas no decorrer da História; fazer com que ele entenda o mundo e não somente o reproduza, mas aja sobre ele.
Neste contexto, o papel da Escola é de complemetar a educação que o indivíduo,infere-se, recebe em casa.
Quando esta suposição demonstra caráter falso, as ações da escola são restringidas, pois entende-se a prática educacional (docente e pedagógica) uma das componentes do processo de ensino, onde há de se ressaltar que não somente Escola e Família compõem o corpo de formação do sujeito, mas também todas as outras esferas sociais, como a Igreja, o grupo de vizinhos e amigos, a mídia,etc.

domingo, 13 de novembro de 2011

Avaliação

Um dos assuntos tratados no nosso seminário sobre o fracasso escolar foi a Avaliação, fica aí a dica de uma boa música para reflexão é uma crítica ao método de avaliação tradicional feita pelo artista Gabriel o Pensador.
Abraço a todos;
Alvaro Siguiné